Como poupar dinheiro no dia-a-dia?

poupar-dinheiro-dia-a-dia

Esta é uma pergunta que muitas pessoas se fazem todos os dias. Algumas vezes mais do que uma vez por dia. Tipicamente olhamos para o nosso mês e pensamos que não conseguimos “apertar mais o cinto”. Não há espaço para cortar mais pois já vivemos no limite. Será mesmo verdade? Será que não conseguimos mesmo poupar dinheiro?

O que é importante na minha vida?

Diz-nos a experiência que o ponto fulcral de análise para responder à questão formulada passa por saber responder a uma pergunta muito mais profunda e estruturante: “O que é realmente importante na minha vida?”.

Uma pergunta aparentemente banal mas que encerra em si uma realidade muito mais profunda do que pensamos. Isto porque tendemos a olhar para o consumo e para os bens materiais como um fim em si mesmo e não como um meio para atingir determinados objetivos.

É verdade que muitas pessoas vivem abaixo do limiar do razoável. É verdade que muitos foram afetados brutalmente por esta crise e que clamam por solidariedade e por uma folga. Mas também é verdade que tendemos a dar valor a um conjunto de coisas que talvez não sejam assim tão importantes quando olhadas numa perspetiva mais ampla.

Poupar dinheiro passa por nós

A austeridade tem de ter um fim. Tem de ter um limite (lamento dizer que não será nos próximos 3-4 anos que assistiremos ao fim dos cortes, mesmo que muitos venham prometer o contrário). Mas a saída para a austeridade passa por nós. Passa pela nossa capacidade de vencer as adversidades, de ser mais produtivos, de cortar custos e de dar valor ao que é de facto de valor. E com isto não quero assumir uma posição moralista pois cada um deve saber aquilo que de facto é merecedor de despesa. Caso contrário, passamos facilmente para o campo do consumismo.

Duas formas de poupar dinheiro facilmente

Quer ideias para poupar dinheiro? Sugerimos que veja se consegue fazer um crédito consolidado ou, em última análise, renegociar os seus créditos. É possível poupar muito dinheiro com estas duas estratégias!

E porque não poupar dinheiro nos seguros?

Uma estratégia cada vez mais popular passa por poupar dinheiro nos seguros associados ao crédito habitação. Tem medo que lhe subam o spread? Mas sabia que isso não é permitido? Veja como poupar dinheiro ao transferir o seguro de vida do crédito habitação. É fácil e não tem custos associados!

Poderá ler também este artigo no Tumblr, Blogger e Sapo.

Como poupar dinheiro no dia-a-dia?

Deixe um comentário