Black Friday – O que aprender?

black-friday-o-que-aprender

Há dias assistimos à corrida do Black Friday. Um dia em que supostamente os preços de um conjunto extenso de produtos caem abruptamente. Neste artigo queremos deter-nos na lógica deste dia e em algumas lições que podem ser importantes de retirar.

Será que precisamos mesmo de comprar?

A primeira reflexão que podemos fazer consiste em perceber se precisamos mesmo dos artigos que estão em promoção. Será que são mesmo úteis? Será que não são produtos que serão descontinuados? Será que esta suposta oportunidade única vale a pena e é justificada?

Infelizmente, muitas vezes fazemos comprar apenas porque os produtos estão em promoção. Ou em destaque… e acabamos por tomar más decisões, decisões que não são enquadradas com o nosso orçamento familiar ou que nos levam mesmo a fazer um crédito pessoal para nada…

Como justificar a loucura do consumo?

É pena pensar nisso. Olhamos para imagens que chegam muitas vezes a ser deprimentes. Que nos chegam a chocar. Pessoas a correr para comprar telemóveis e outras tantas coisas… e para quê?

Podemos precisar de determinados produtos e pode fazer sentido aproveitar oportunidades. No entanto, diz-nos a experiência que é possível encontrar diversas oportunidades noutros dias ou, por que não, em outlets. É tudo uma questão de procurarmos…

Por que não fazer um Black Friday da poupança?

Temos meses em que temos rendimentos mais elevados. Seja com o reembolso do IRS, o subsidio de férias/Natal ou mesmo algum prémio extraordinário. E por que não aproveitar esta oportunidade para reforçar as nossas contas poupança e, com isto, garantir que iremos receber juros (em vez de pagarmos juros nos nossos créditos pessoais ou mesmo no crédito consolidado?)

Não viver para o dinheiro

Ter uma postura de poupança irá ajudar-nos a não viver constantemente focados no consumo e na despesa. Irá ajudar-nos a viver desprendidos dos bens materiais que apesar de fazerem falta não nos definem e não devem ser utilizados como forma de compensação.

Poderá ler também este artigo no Tumblr, Blogger e Sapo.

Anúncios
Black Friday – O que aprender?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s