Consumismo de Natal

natal-1199008-640x480 (2)

Entrámos na época de consumo por excelência. No passado, o Natal era entendido como um período de grande união familiar. Hoje em dia, o consumo (e o consumismo) têm-se assumido cada vez mais como a tónica dominante em Dezembro. Não dizemos que os presentes e o simbolismo não devam fazer parte. E não queremos também apelar para a austeridade sem sentido. No entanto, parece-nos que devemos apelar para uma reflexão sobre aquilo que é realmente importante nesta altura, porque as nossas respostas irão ter implicações profundas na forma como encaramos o dinheiro, o consumo e a poupança.

O consumo é positivo… mas não é tudo na vida!

O consumo não é algo errado à partida. Aliás, sem ele não poderíamos viver. Parece-nos, contudo, que esta febre de consumo não nos faz nada bem, especialmente porque é desligado do nosso nível de vida e das nossas possibilidades orçamentais. Numa análise fria, não é por acaso que o volume de endividamento tem uma tendência crescente, apesar de já estar em níveis demasiado altos.

Por que não ser mais criteriosos na oferta de presentes?

Por que não ser diferente nesta época? Por que não optar por um maior rigor na atribuição de presentes (em família e nas empresas podemos sempre fazer o “irmão secreto” e assim evitar dar presentes a todos. Outras famílias juntam algum dinheiro para distribuir em instituições sociais). A imaginação e o engenho podem ser utilizadas para reduzir o consumo e aumentar os níveis de poupança, ao mesmo tempo que eliminamos o consumismo e apelamos a um maior sentido para as nossas vidas.

Avós, por que não abrir uma conta poupança?

Os avós (ou os tios) podem criar o hábito de poupança nos seus netos com a constituição de contas poupança. Através de entregas periódicas ajudariam a criar o hábito de poupança, nos seus netos, transmitindo-lhes ao mesmo tempo as potencialidades de uma postura de poupança e corte de custos que será essencial para poupar dinheiro.

Poderá ler também este artigo no Tumblr, Blogger e Sapo.

Anúncios
Consumismo de Natal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s